Uma pesquisa feita no ano passado pela Deloitte revelou que, das empresas brasileiras pesquisadas, 70% usam ou monitoram as mídias sociais. Deste montante, 81% utilizam Facebook/Orkut; 79% microblogs (Twitter) e 70% blogs. Mas, de que forma essas companhias abordam os públicos-alvos na internet? Segundo o estudo*, as ações mais exploradas nas mídias sociais são:

  1. Ações de marketing e divulgação de produtos: 83%
  2. Monitoramento da marca ou mercado: 71%
  3. Vendas ou captura de oportunidades: 46%
  4. Suporte ao cliente, fornecedores ou parceiros de negócios: 43%
  5. Gestão do conhecimento: 40%
  6. Identificação de talentos para contratação: 25%
  7. Integração interna ou suporte a equipes: 23%
  8. Desenvolvimento de produtos ou inovação por meio de colaboração: 17%
  9. Outras: 9% 

 

Ações de marketing e divulgação de produtos e serviços não são suficientes para fidelizar o público. Aproveito, então, para bater novamente numa tecla muito importante. Mídias sociais estão intimamente ligadas com relacionamento. E como se constrói essa relação? Ouvindo, compreendendo e interagindo. O amplo conhecimento do público, o conteúdo relevante, o envolvimento, a resposta rápida e a frequência são fatores essenciais para o sucesso de uma companhia nas mídias sociais. Pense nisso antes que você tenha que ter uma DR com os seus seguidores e fans. See you later, alligator 😉  

*Fonte: Pesquisa mídia sociais nas empresas. O relacionamento online com o mercado. Deloitte – Maio de 2010

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