Quando eu era adolescente tinha uma agenda onde anotava coisas do dia-a-dia, guardava tranqueiras, fotos, recortes de revistas. Era coisa de menina. Todas as minhas amigas tinham uma, algumas, aliás, nem fechavam mais, de tanta tralha. Fazendo uma conexão com o mundo de hoje, o blog pessoal, na minha opinião, é uma grande agenda pública. Inclusive, eles surgiram justamente como diário. Lá, colocamos nossas opiniões; escrevemos sobre o nosso assunto preferido; compartilhamos fotos, links, vídeos; nos relacionamos com diferentes pessoas. Ali, somos autores do nosso próprio jornal, somos os geradores de conteúdo.  

Mas e para uma empresa, para que serve um blog?

Os blogs surgiram na década de 90 como diário pessoal, conforme comentei acima. Depois, começaram a ser adotados por profissionais, especialmente na área de tecnologia, comunicação, marketing, e pela imprensa. Mas só a partir de meados de 2000 passaram a fazer parte da estratégia de comunicação de companhias. Gente, blog corporativo aproxima o público da empresa, dá uma cara mais humana para a organização. Essa, aliás, é uma forma de dialogar com o internauta, além de ser um verdadeiro canal de feedback. O blog corporativo é uma alternativa eficiente para uma companhia mostrar a importância de seu trabalho, sua transparência, e de se relacionar com diferentes públicos.  Mas esta ferramenta de comunicação exige um tratamento especial, linguagem apropriada e conteúdo relevante. No próximo post falaremos mais sobre isso. Espero vocês!

Leave a Reply

Your email address will not be published.