Ativação de projeto social

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Emplacar uma marca em um período repleto de ativações como uma Olimpíada é uma tarefa árdua. Quando a empresa não é patrocinadora oficial do evento, então, o desafio é ainda maior. Em 2016, durante os jogos do Rio, trabalhamos um projeto para a marca de tintas Coral que teve justamente esse perfil. Nosso objetivo era apresentar o “Quadras Inesperadas”, que descobre espaços inusitados para a prática de esportes por meio da pintura de quadras em diferentes locais. A primeira entrega ocorreu no morro Santa Marta, na capital fluminense.

Nosso plano de PR, feito em conjunto com as áreas de Comunicação e de Marketing da Coral, incluiu a imprensa nacional e também a internacional, especialmente os correspondentes que estavam no Rio para a cobertura do evento esportivo. Foram quatro fases. A primeira envolveu uma entrevista exclusiva do líder do projeto para um veículo de grande visibilidade em todo o Brasil. Na segunda, acionamos o mailing de propaganda e marketing, já que o projeto tinha uma agência como parceira. O terceiro momento foi marcado pela entrega das quadras no morro com a presença do tricampeão de Roland Garros, Gustavo Kuerten – cotado para levar a tocha olímpica. Jornalistas de diversos países e dos principais veículos nacionais cobriram a iniciativa. Paralelamente, um press kit conceitual foi enviado para o público-alvo, convidando-o para um tour guiado no Santa Marta (a última etapa).

A estratégia colocou a Coral no radar dos jornalistas. Mais de 50 matérias foram publicadas nos mais importantes jornais e portais de notícias do País e também em veículos de destaque do exterior. Além disso, 17 profissionais da imprensa nacional e internacional fizeram o tour guiado no Santa Marta e visitaram as quadras pintadas pela marca. O plano de comunicação, que impactou centenas de jornalistas, conquistou, inclusive, o prêmio de relacionamento com a comunidade da Associação Internacional de Relações Públicas (IPRA, sigla em inglês).